A Prefeitura de Campinas publicou no Diário Oficial do Município desta sexta o novo edital e os anexos do processo de licitação para a concessão do sistema de transporte público. Segundo o Executivo, o documento contempla todas as sugestões apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP).
Em maio, o TCE suspendeu o processo licitatório, após 50 questionamentos de empresas concorrentes. O órgão determinou a alteração em 14 pontos do edital anterior por conflitos técnicos.
As alterações foram feitas por uma comissão formada por membros da Emdec, secretarias de Transportes, Administração e Justiça e com o apoio da Fipe.
A Sessão Pública de abertura dos envelopes contendo as propostas dos participantes está agendada para o dia 20 de setembro, às 10h, na Prefeitura.
A concessão do transporte público foi desenhada para um período de 15 anos, prorrogável por mais cinco anos. O novo sistema prevê ônibus novos, mais confortáveis, silenciosos e menos poluentes; mais informação aos usuários em tempo real, menos tempo de espera nos pontos, estações e terminais, viagens mais rápidas e o fim dos créditos expirados, tanto nos veículos comuns quanto no BRT.
O sistema de transporte coletivo de Campinas opera atualmente com 215 linhas e 902 ônibus. Segundo a Prefeitura, em junho deste ano foram transportados cerca de 434 mil passageiros por dia útil.