Começou a retomada das obras do Lote 4 do BRT, que prevê a finalização de sete estações, dos terminais Ouro Verde ao Vida Nova, além da construção e manutenção de trechos viários em Campinas. O novo contrato foi publicado no dia 19 de maio, e a ordem de serviço foi liberada no final de junho. O valor do contrato é de R$ 39,7 milhões, para a execução de 11% das obras remanescentes do lote.
Quem passa pela Avenida Ruy Rodrigues já vê equipes trabalhando em alguns trechos do canteiro central, com interdições parciais na faixas de trânsito. A reportagem da CBN Campinas percorreu nesta quinta-feira (13) todo o trajeto entre o Terminal Campos Elíseos e o Terminal Vida Nova. Um dos pontos emblemáticos, na região do Terminal Ouro Verde, já tem equipes trabalhando na estrutura da Avenida Ruy Rodrigues, que estava abandonada. Nos terminais Santa Lúcia e Campos Elíseos, equipes finalizam as obras, já em fase final.
Em outros pontos, como as estações Morumbi, Arymana e Vista Alegre, parte da estrutura está pronta e até deteriorando, com placas tortas e ferrugem. Nesses locais, a construção ainda não foi retomada. Já ao lado do Termina Vida Nova, apenas o esqueleto com colunas de concreto foi erguido, mas continua abandonado.
O empreendimento foi interrompido no ano passado, após uma das empresas do Consórcio BRT Campinas, que era responsável pelo serviço, falir. A executora foi multada em R$ 10 milhões pela Prefeitura de Campinas, que rescindiu o contrato. Agora, a empresa Compec Galasso Engenharia e Construções é vencedora da licitação.
A previsão da Prefeitura é que as obras do BRT sejam totalmente concluídas no segundo semestre do ano que vem. Também neste ano, os dois últimos viadutos do lote 2 serão finalizados, de acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura.