Expositores e integrantes do mercado de flores participam da da Enflor em Holambra. A expectativa do setor é manter o crescimento em torno de 10% nas vendas.
Essa é trigésima edição da Enflor e a décima oitava do Golden Fair. São 190 expositores e um público estimado de 16 mil pessoas nos três dias de exposição que vai contar com palestras e oficinas.
A Angélica Kudies tem um ateliê de flores e veio de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, pra conferir as novidades. Essa é a quinta vez que ela participa e considera que esse é o melhor lugar pra encontrar inspirações.
São três pavilhões e um deles é todo dedicado às flores. Mas há também itens de decoração, paisagismo, entre outros. Sempre naturais, orquídeas, margaridas, rosas e uma variedade de espécies dividem espaço. Entre elas as begônias. De acordo com a executiva comercial Rita Takahashi, tem chamado a atenção do público especializado por ser fácil de combinar em qualquer decoração
E por se tratar de flores existe uma grande preocupação com a sustentabilidade. Uma das novidades é uma espuma floral biodegradável. Muitos arranjos precisam de uma base para as flores serem colocadas. Este item, se descartado na natureza, poderia levar anos para se decompor. Um dos expositores criou uma tecnologia química que reduz esse tempo para 200 dias. Como explica Paula Paula Cintra, gerente de marketing da empresa.
A região de Holambra concentra 75% de toda a produção de flores do Brasil. O evento é aberto ao público em geral, mas é focado nos grandes compradores, supermercadistas e decoradores. A exposição vai até esta terça-feira, 18.