Começou nesta segunda-feira o período de inscrições do vestibular 2024 da Unicamp. Do total de 3.340 vagas nos cursos de graduação da Unicamp para ingresso em 2024, o Vestibular oferece 2.540 vagas, distribuídas em 69 cursos.
Está será a primeira vez que o vestibular será realizado após o remanejamento de questões anunciado no começo do ano pela Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp).
A prova para este ano, que terá mais questões de humanas e redução, na primeira fase, em ciências da natureza. As alterações também afetam a segunda etapa, em que serão reduzidas as perguntas de matemática para as provas específicas dos cursos de humanas e ciências da natureza, como explica José Alves de Freitas Neto, diretor da Comvest.
Outra novidade é a adesão da universidade ao Provão Paulista, sistema criado neste ano pelo governo estadual, que reservará 325 vagas. Além disso estão mantidos os ingressos via Enem, vagas olímpicas, vestibular indígena e Profis. A prova será aplicada em 31 cidades paulistas e mais 5 capitais.
O diretor da Comvest ainda defendeu o vestibular da Unicamp quando questionado do porque a universidade não aderiu ao Enem como forma única de ingresso. Ele citou as últimas quatro edições do exame na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro como exemplo da necessidade da autonomia.
As inscrições vão até o dia 31 de agosto no site www.comvest.unicamp.br/vestibular-2024. A taxa é de R$ 192 e poderá ser paga até o dia 8 de setembro. A 1ª fase será em 29 de outubro e a 2ª etapa está marcada para os dias 3 e 4 de dezembro.