O governo de São Paulo começou a realizar um mapeamento para avaliar as instalações médicas disponíveis no estado. A informação foi divulgada ao g1, nesta segunda-feira, pelo reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles, Tom Zé.
Segundo ele, o governo faz um levantamento em todo o estado, principalmente, a necessidade de expansão de leitos. De acordo com o reitor, a ideia é que o estudo de embasamento para uma readequação do sistema que regula a ocupação de vagas dos hospitais, a Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde)
Tom Zé afirmou que estudos já realizados na Unicamp constataram a carência de leitos na região de Campinas
Ainda de acordo com o reitor da Unicamp, a readequação se faz necessária para uma otimização dos leitos do SUS em todo o Estado de São Paulo, fazendo com que haja uma melhor distribuição de leitos.
Em nota enviada ao g1, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo informou que, por meio da Regionalização da Saúde, haverá a devida compreensão das demandas locais para atendimento mais assertivo, de modo que a região irá trabalhar com os recursos que já dispõe, mas que atualmente não são bem aproveitados.
A ação promoverá maior cooperação entre as esferas do poder público e irá garantir que os recursos estaduais sejam destinados às demandas de maior necessidade, garantindo maior qualidade aos serviços de saúde à população.