Mais 23 árvores serão removidas do Bosque dos Jequitibás

Foto: Arquivo CBN/Guilherme Pierangeli

O manejo das árvores no Bosque dos Jequitibás será retomado nesta sexta-feira (4), com previsão de término em até uma semana, de acordo com a Prefeitura de Campinas. Depois da conclusão deste trabalho, o parque será reaberto. Segundo o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, é necessário suprimir mais 23 árvores que, conforme avaliação e laudo técnico, têm risco de queda porque apresentam podridão, inclinação, lesão, entre outros fatores.

Outras 10 árvores serão mantidas sob observação. A medida foi informada à Comissão da Câmara durante uma reunião na manhã desta quinta-feira (3). Das 108 árvores avaliadas com risco pelos técnicos do Departamento de Parques e Jardins, foi definido, inicialmente, pela remoção de 75, em comum acordo com a Comissão de Arborização da Câmara dos Vereadores. Outras 33 passariam por reavaliação.

O manejo das árvores do Bosque dos Jequitibás teve início no dia 20 de julho, após aval do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), ligado ao governo do Estado de São Paulo.

Ainda segundo o secretário de Serviços Públicos, a Prefeitura vai plantar 25 árvores para cada uma que foi extraída, conforme prevê a legislação. Ao todo, 1.875 árvores devem ser replantadas para cumprir a legislação e distribuídas entre o Bosque e praças na área do Ribeirão Anhumas.

O Bosque dos Jequitibás recebe cerca de 100 mil visitantes por mês, incluindo crianças. O espaço está fechado desde 24 de janeiro, data em que um eucalipto caiu na Lagoa do Taquaral e provocou a morte de uma menina de 7 anos.

Após a tragédia, a prefeitura fechou todos os parques e bosques para ações de vistoria, podas e extrações de plantas com objetivo de evitar novos acidentes. Desde aquela data, 23 das 25 estruturas já voltaram a receber público. Além do Bosque dos Jequitibás, o Bosque dos Artistas também segue fechado.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.