Ouça ao vivo

Pesquisa da Unicamp comprova que os dias estão mais quentes em Campinas

Foto: Thayla Ramos/ CBN Campinas

O estudo foi realizado por doutorandos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e revelou que, em Campinas, as temperaturas máximas tiveram aumento médio de 1,2º C entre 1989 e 2022. A temperatura máxima média nos últimos 34 anos foi de 28,4ºC, chegando a 29ºC na década de 2010. A tendência para os próximos anos é que o aquecimento aumente cada vez mais, de acordo com a pesquisadora Bruna Hornink.

Nos meses de verão, a média das temperaturas máximas subiu 1,3ºC; já no inverno, a alta foi de 1,8ºC. O pesquisador Guilherme Torres explica que a maior amplitude térmica na região é reflexo das emissões de gases poluentes. Ou seja, o “calorão” está diretamente relacionado ao aquecimento global.

A pesquisa aponta ainda que também aumentaram os dias consecutivos de calor, ou seja, períodos de seis ou mais dias seguidos de temperaturas altas. A meteorologista Ana Ávila, do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, explica que as mudanças globais também têm impactado a dinâmica do inverno na metrópole, tornando a estação mais quente. Porém, ainda é possível amenizar os efeitos das mudanças climáticas.

Além de tornar o inverno mais quente, o aumento na amplitude térmica e a maior frequência de dias consecutivos de calor na região influenciam na ocorrência de eventos climáticos como seca severa, enchentes e temporais.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Incêndio atinge empresa de recicláveis em Santa Bárbara d’Oeste

Na manhã deste sábado (25), equipes do Corpo de Bombeiros fazem rescaldo de um incêndio de grandes proporções que atingiu um comércio de sucatas, no bairro Distrito Industrial 1, em Santa Bárbara d’Oeste, na noite de sexta-feira (24). As chamas já foram controladas. Não há registro de vítimas.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.