A Justiça concedeu liberdade provisória ao casal preso por abandono de incapaz, após um menino de 8 anos ter 60% do corpo queimado durante um incêndio numa casa no bairro Bom Retiro, em Sumaré, na manhã da última quinta-feira (10). Os pais da criança foram soltos em audiência de custódia nesta sexta-feira (11).
No entanto, como medida cautelar, eles precisarão comparecer periodicamente em juízo para informar e justificar atividades. A irmã do menino, de 7 anos, também estava no imóvel, na Rua Jaime Ulhoa Cintra, mas não ficou ferida. As crianças estavam sozinhas, por isso, os pais foram presos.
Segundo a Polícia Militar, o menino teria se queimado após mexer com produto inflamável perto de um galão com combustível. Ele foi socorrido por equipes de resgate e transferido pelo helicóptero Águia, da Polícia Militar, à Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) da Santa Casa de Limeira.
O caso foi registrado na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Sumaré. Além de abandono de incapaz, o casal deve responder por maus-tratos a animais, já que havia um cachorro com sinais de desnutrição na residência.
Na quinta-feira (10), a Prefeitura de Sumaré havia informado que o estado de saúde da criança era considerado grave. A Santa Casa de Limeira não atualizou o quadro, e informou que “sem autorização expressa da família, pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o hospital fica impossibilitado de fornecer qualquer informação”.