Uma prática perigosa, mas que tem sido muito comum. Motociclistas usam uma das mãos para esconder a placa das motos ao passarem pelos radares de Campinas. Levantamento feito pela Emdec a pedido da CBN mostrou que apenas entre os dias 1º e 12 de agosto deste ano, foram feitos quase 30 mil flagrantes deste tipo.
Foram 29.393 imagens de motociclistas ou garupas encobrindo a placa do veículo. Os registros foram captados pelos radares fixos e em semáforos. Uma média de mais de duas mil e quatrocentas imagens por dia.
Na última terça-feira (14) um motociclista morreu depois de bater a moto que pilotava ao tentar esconder a placa para não levar uma multa no radar.
O caso aconteceu na Avenida Jesuíno Marcondes Machado, na Chácara da Barra. A dinâmica do acidente foi relatada por uma testemunha O condutor foi lançado da moto e atingiu um poste de ferro.
A testemunha é um outro motociclista, que passava pelo local do acidente no mesmo momento e viu o que aconteceu.
André Gomes Bertucci, advogado especialista em trânsito e presidente da comissão de trânsito da OAB de Hortolândia, afirma que esta prática é uma infração gravíssima. Além de estar prevista no código de trânsito, o especialista alerta sobre o risco para quem pratica.
O caso do motociclista que morreu em Campinas foi registrado no 1º Distrito Policial.