Uma operação para facilitar o trânsito e transporte será realizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) durante a realização do 7º GP Campinas de Ciclismo. O evento será neste domingo, dia 27 de agosto, na avenida José de Souza Campos (Norte-Sul).
A concentração acontece na altura do número 1600, em frente ao espaço onde funcionou a Administração Regional da Prefeitura (AR 2). As largadas e chegadas também ocorrem neste ponto. A duração do evento está prevista para 5h, com início às 7h e término às 12h. A extensão do trajeto é de 5,5 km. A primeira bateria larga às 7h, em seguida às 8h vem a segunda e a terceira largada será às 9h50. As voltas do percurso são executas no mesmo circuito programado previamente.
O trecho da prova que utiliza a avenida será compartilhado entre os ciclistas e os condutores. Duas faixas serão dedicadas aos competidores e uma para a circulação dos veículos. A previsão é que as intervenções viárias também sejam encerradas por volta das 12h.
A operação de trânsito programada pela Emdec tem início já na madrugada de domingo, com reserva de vagas e distribuição da sinalização em todo o trajeto. A partir das 5h, haverá bloqueio total na Avenida Norte-Sul, no trecho entre as vias Nuporanga e Dr. José Ferreira Camargo, para a montagem do pórtico de largada. A interdição prossegue até o final do evento.
A partir das 6h30, serão executados bloqueios totais em diversos pontos da Avenida Norte-Sul e na Avenida Engenheiro Carlos Stevenson (sentido bairro – Centro), no acesso à Norte-Sul. Nos pontos críticos do circuito na Norte-Sul, como no entroncamento com a avenida Orosimbo Maia, os agentes vão executar operação de trânsito liberando o cruzamento para os veículos, conforme o espaçamento entre os atletas
A corrida, que terá largada em frente à antiga AR 2, prossegue pela avenida Norte-Sul, no sentido Guarani/Taquaral até a rua Thomas Alva Edson, retornando pela própria Norte-Sul (Taquaral/Guarani), acessando a avenida Carlos Stevenson (contrafluxo) e novamente a Norte-Sul até o ponto de partida. O percurso será o mesmo durante toda a prova até completar o tempo de cada bateria.
Treze pontos da Avenida Norte-Sul serão operacionalizados por agentes da Mobilidade Urbana, nos cruzamentos com as vias Dr. José Ferreira Camargo, Mogi Guaçu, Orosimbo Maia, Alecrins, Coronel Silva Telles, Gustavo Armbrust, Engenheiro Carlos Stevenson e Nuporanga.
Por conta da prova, haverá impactos no transporte coletivo. Agentes da Emdec irão orientar os desvios das linhas 381 (Shopping Dom Pedro/Shopping Iguatemi), no ponto localizado nas ruas dos Alecrins/Novo Horizonte; e 211 (Terminal Campo Grande/Shopping Iguatemi), 368 (Jardim Itatiaia) e 383 (Leroy Merlin). Na Carlos Stevenson haverá impactos temporários na operação das linhas 380 (Terminal Central/Cambuí), 381 (Shopping Dom Pedro/Shopping Iguatemi) e 382 (Cambuí/Campinas Shopping).
Serão 16 agentes da Mobilidade Urbana atuando na operação, além das equipes semafóricas e operadores da Divisão de Controle Operacional, que prestará apoio remoto ao evento. A Emdec implantou faixas informativas para orientar motoristas, pedestres e ciclistas sobre bloqueios e compartilhamentos nas vias do percurso.
As dúvidas sobre trânsito e transporte podem ser esclarecidas pelo telefone 118, o “Fale Conosco Emdec”. As ligações a partir de outra cidade ou DDD devem ser feitas no telefone (19) 3731-2910, que também é o WhatsApp da Emdec.