Maura Souza dos Santos Silva, é dona de casa e há noves anos ganhou uma segunda chance para viver. Moradora de Campinas, ela descobriu muito jovem o diagnóstico da Doença de Chagas, e convivia com episódios frequentes de falta de ar e até desmaios.
Aos 20 anos de idade recebeu um marca-passo, que a acompanhou por quase duas décadas. Mas a doença se agravou, e foi necessário entrar na lista para transplantes de coração do SUS.
A ligação tão aguardada chegou no dia 15 de agosto de 2014. E Maura explica que todo o processo foi realizado pelo Sistema Único de Saúde.
Orlando Petrucci é cirurgião cardíaco e responsável pela área de transplantes de coração do Hospital das Clínicas da Unicamp, em Campinas. A unidade de saúde é referência para os casos. O médico explica sobre os critérios para prioridade na lista destas cirurgias.
Com o novo coração em menos de 24 horas, o caso de Maura chama a atenção por ser semelhante a história do apresentador Fausto Silva. Faustão recebeu o transplante cardíaco no último dia 27, após estar internado desde o dia 5 de agosto.
A rapidez em alguns casos, pode ser justificada, segundo doutor Orlando, quando o paciente se movimenta na fila, conforme a gravidade da doença.
Em Campinas, em 25 anos de trabalho, o HC da Unicamp já realizou 106 cirurgias de transplantes de coração.