Campinas vai apresentar projetos de igualdade racial ao Ministério Público

Reprodução/Prefeitura de Campinas

A Prefeitura de Campinas deve criar um grupo de trabalho para apresentar ao Ministério Público em até 30 dias projetos de promoção da igualdade racial. Isso acontece após o Executivo publicar um vídeo publicitário que foi bastante criticado por ter uma conotação racista.

Além disso, outras obrigações foram discutidas e serão incluídas no acordo. O MP informou ainda que está em construção um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) para estabelecer um protocolo de publicidade institucional antirracista.

Já a Prefeitura de Campinas informou que o acordo com o MP está em construção e que, independentemente de qualquer decisão, se comprometeu a tornar frequentes as ações de conscientização sobre a igualdade racial entre seus profissionais, a exemplo do curso de formação antirracial que já está sendo realizado pelos profissionais de comunicação.

O encontro foi motivado após a publicação de um vídeo publicitário da administração sobre a implantação de 1,1 mil câmeras de segurança privada que aderiram ao “Monitora Campinas”.

À época, a peça publicitária ficou conhecida como “Attenzione”, expressão que ganhou força por conta de um alerta feito por uma mulher a turistas em Veneza, na Itália, sobre crimes na região. Ao ver batedores de carteira ela gritava “Attenzione Pickpocket.”A gravação usada pela prefeitura mostrava pessoas negras em diferentes abordagens da Guarda.

Logo depois de publicado, o vídeo foi muito criticado nas redes sociais. Dias depois, a prefeitura fez a reedição do material, com novas imagens.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.