A vereadora Mariana Conti (PSOL) protocolou, um requerimento de informações cobrando do prefeito Dário Saadi (Republicanos) o laudo técnico que embasou a realização da poda na falsa-figueira, que fica na Avenida Albino José Barbosa de Oliveira, em Barão Geraldo.
A parlamentar também protocolou um outro requerimento para a convocação de Ernesto Paulella, secretário municipal de Serviços Públicos. O documento será votado na sessão da Câmara Municipal desta quarta-feira(6).
Entre os moradores de Barão Geraldo as opiniões vão no sentido de que a forma como a poda aconteceu foi muito radical. É o que diz a enfermeira, que passava pela figueira pra ir ao trabalho todos os dias há 30 anos.
Germana Barata, que é pesquisadora da Unicamp, e moradora do distrito, disse que essa poda drástica faz parte de um movimento de especulação imobiliária na região. E afirmou ainda que faltou um trabalho preventivo.
Em nota, a prefeitura informou que a poda aconteceu porque a árvore foi acometida por um ataque de fungos. Com isso, a falsa-figueira começou a apresentar sinais de apodrecimento, secamento nas pontas dos galhos e perda de folhas, com “iminente risco de queda”.
Segundo o município, a poda foi feita para evitar que os galhos caíssem e pudessem oferecer risco a pedestres e motoristas. No local em que a árvore está há um grande fluxo de veículos e pedestres. Além da questão da segurança, a poda também é para recuperar a copa da árvore e estimular o crescimento de novos brotos.