A ação de negociação da Serasa, no Largo da Catedral, em Campinas, foi prorrogada. A princípio o atendimento no caminhão terminaria neste sábado (9), mas diante da alta procura ele retomará o atendimento na próxima terça-feira, dia 12. Na manhã deste sábado novamente grandes filas foram formadas no Largo da Catedral, com muitas pessoas buscando atendimento na carreta.
Entre terça e quinta-feira quase 1,5 mil pessoas receberam atendimento e também foram registradas grandes filas. A maioria das pessoas tem interesse em renegociar presencialmente suas dívidas. No município a inadimplência atinge mais de 434 mil pessoas. Em média, cada devedor de Campinas tem cerca de R$ 6,1 mil em débitos.
Além da renegociação de dívidas, motivo de maior interesse da população, a unidade móvel oferece também a possibilidade de consultar a pontuação de crédito (score), solicitar empréstimo e cartões de crédito e aprender a monitorar seus dados pessoais. O especialista da Serasa, André Bonardo, ressalta que alguns tipos de dívidas não são tratadas no local. ” Contas de energia, contas de luz, protestos, nós não negociamos aqui dentro”.
Ele reforça ainda que todos os serviços disponibilizados na carreta também estão disponíveis na internet. “Nós estamos informando na fila que a população pode baixar o app, o aplicativo da Serasa, nos meios oficiais. As negociações que constam no aplicativo da Serasa também podem ser realizadas dentro do aplicativo, não somente na carreta. As mesmas ofertas, as mesmas condições são ofertadas no aplicativo, serão ofertadas também aqui no caminhão.”
Como sempre ocorre quando há alta procura, também aumenta o número de golpes. Criminosos utilizam, principalmente, aplicativos de mensagens, redes sociais ou sites falsos para oferecer acordos fictícios e descontos apelativos justamente para chamar a atenção do usuário. Por isso, é fundamental que os consumidores verifiquem a veracidade do canal e contato pelo qual estão negociando.