A Prefeitura de Campinas divulgou um balanço sobre os valores gastos por ano com atos de vandalismo no município. O valor é de R$1 milhão de reais, que inclui: serviços de reposição de grades de boca de lobo, fiações da iluminação furtadas, limpeza de monumentos, prédios públicos pichados, e conserto ou troca de equipamentos das academias ao ar livre.
Ainda segundo a prefeitura, a demanda da última semana reuniu pichação de banheiros da Lagoa do Taquaral e de placas de informação. Na região do parque houve, ainda, a destruição de mais de 40 mudas de árvores nativas, que tiveram que ser replantadas.
Sobre as pichações, a Inteligência da Guarda Municipal de Campinas finalizou o relatório que aponta suspeitos da ação, mas o conteúdo do documento é sigiloso. A multa para a infração é de R$3.584,24, com pena de prisão de 6 meses a 3 anos por dano ao patrimônio público.
Quanto ao valor gasto nos atos de vandalismo, a prefeitura aponta que os recursos poderiam ser empregados em outras áreas, como: urbanização de um parque ecológico ou praças; recape de vias públicas, reforma de quadras escolares, entre outros.
E para tentar combater os atos de vandalismo, a Prefeitura de Campinas está preparando uma campanha de conscientização sobre o tema, que deve circular, principalmente, nas redes sociais.