Negligenciada por alguns, a alimentação é tão importante quanto o bom condicionamento físico na hora da corrida. Ela fornece a energia para que o corredor consiga concluir o percurso de forma saudável.
Mas também não pode sair comendo de tudo antes do treino. A nutricionista Ticiane Car Vidotto explica que alimentos muito pesados podem interferir no desemprenho.
Se o corredor pretende treinar durante a manhã, é fundamental que tenha um jantar adequado com alimentos que forneçam nutrientes de absorção lenta. Este será o combustível para suportar todo o trajeto da corrida.
Caso o percurso se estenda muito, os especialistas recomendam a inclusão de carboidratos para repor o glicogênio muscular, melhorar o desempenho e retardar a fadiga. É fundamental também beber água ou algum isotônico para manter a hidratação em dia.
Com o treino de corrida finalizado, é hora de repor as energias gastas. Neste momento o recomendado é ingerir alimentos ricos em proteínas como ovos cozidos, atum e peito de frango.
Importante lembrar que o nutricionista é o profissional indicado para montar dietas e auxiliar os corredores em seus vários trajetos no esporte.