A sinalização é bastante clara. A rua Buarque de Macedo tem três faixas e a da direita é exclusiva para ônibus de segunda a sexta-feira das 6h às 8h e das 16h às 19h. Neste mesmo período também é proibido estacionar na faixa da esquerda.
A regra no local é assim desde 2016. Quando a prefeitura decidiu implantar a faixa exclusiva para dar mais fluidez ao tráfego dos ônibus.
Alguns motoristas, porém, reclamam de carros estacionados dentro dos horários de pico. Com o aumento no volume de veículos, aumenta também a chance de acidentes. O mecânico Guilherme Gomes trabalha na Buarque de Macedo e diz que o perigo é frequente.
O empresário Daniel Baruk conta que mesmo com fiscalização da Emdec muitos motoristas insistem em estacionar na faixa da esquerda no horário em que é proibido.
Em nota a Emdec, responsável pelo trânsito em Campinas, afirmou que faz a fiscalização constantemente deste e outros trechos da cidade.
A autarquia afirma ainda que é importante destacar que é dever de todo motorista respeitar as regras de trânsito e estar atento à sinalização viária. O local é sinalizado.