A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou nesta quarta-feira mais uma morte por febre maculosa na cidade. É o sétimo óbito em decorrência da doença este ano. O total é de nove casos em 2023.
A vítima, confirmada nesta quarta, é um homem de 40 anos, que esteve nas margens do Rio Capivari e do Córrego São Vicente, na região do Jardim Nossa Senhora de Lourdes, região Sul de Campinas. Ele teve os primeiros sintomas em 28 de agosto e morreu no último dia 2 de setembro.
O número de mortes em nove meses este ano é o mesmo de todo 2022. No ano passado, o total foi de 11 casos de febre maculosa. Anteriormente, o último óbito causado pela doença na cidade havia sido registrado no dia 23 de agosto.
A febre maculosa é uma infecção transmitida pelo carrapato-estrela infectado. Caso a pessoa passe por áreas de vegetação, especialmente em áreas com presença de cavalos e capivaras, deve ficar atenta, por cerca de 15 dias, aos sintomas da doença, que são febre, dor de cabeça, dor intensa no corpo, mal-estar generalizado, náuseas, vômitos e, em alguns casos, manchas vermelhas pelo corpo.