A corrida de rua se popularizou entre os brasileiros nos últimos anos. Não é à toa que o número de adeptos da atividade tem crescido, segundo o levantamento “Práticas de Esportes e Atividades Físicas”, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), que revelou que 24,6% dos brasileiros praticam corrida ou caminhada com alguma frequência. De acordo com o estudo, existem cerca de 5 milhões de corredores no Brasil.
Em Campinas, 6 mil pessoas, entre atletas amadores e profissionais, se preparam para a 38ª Corrida Integração. Porém, muita gente erra na hora de treinar, confundindo exercícios de alongamento com o aquecimento adequado. Fábio Girotto, treinador em assessoria esportiva voltada à corrida de rua, explica a função dessas duas práticas.
O profissional afirma que o aquecimento é o primeiro passo antes de iniciar qualquer atividade física vigorosa, como a corrida. E para você que vai percorrer os 5 ou 10 quilômetros da 38ª Corrida Integração, em Campinas, no próximo domingo (24), tem uma dica extra para melhorar o desempenho: existem tipos de aquecimento mais adequados para os corredores.
Já o alongamento melhora a flexibilidade muscular e a amplitude de movimento das articulações, mas não é recomendado após as corridas, podendo até causar lesões. A corrida acontece neste domingo, 24 de setembro, com Largada na Praça Arautos da Paz, na região da Lagoa do Taquaral. O treinador destaca ainda que, após a prova, o descanso é essencial para a recuperação muscular e prevenção de lesões