Usuários do transporte coletivo reclamam de ar condicionado desligado em dias de ‘calorão’

Foto: Thayla Ramos/ CBN Campinas

Usar os ônibus do transporte coletivo nos últimos dias, que registraram recorde de calor em Campinas, não tem sido tarefa fácil para quem depende do serviço. A metrópole tem várias viaturas com ar condicionado. Porém, o contrato entre as concessionárias e a Prefeitura não obriga que os ônibus circulem com o equipamento ligado durante os trajetos.

A nossa reportagem ouviu quem usa o transporte público diariamente para saber como têm sido a experiência dos passageiros durante o ‘calorão’, que chegou a 38°C na última segunda-feira (25). A cozinheira Claudia Helena de Godoy usa a linha 362 para o trajeto até o Centro, e conta que chega a passar mal devido ao calor e falta de ventilação nos veículos, que só andam com os vidros abertos.

Simone de Souza Monteiro, técnica em radiologia, usa a linha 360 ou 368 para ir até a região central. O ar condicionado, segundo a usuária, nunca é ligado. Ela conta que falta de ventilação nos veículos, principalmente nos horários de pico, quando os ônibus ficam lotados.

Os únicos ônibus com ar condicionado que estão funcionando são os da Expresso Campibus, que têm janelas sem abertura. Por isso, as viaturas precisam, obrigatoriamente, rodar com o equipamento ligado. Andreia de Godoy é auxiliar administrativa e pega um desses ônibus, que faz o trajeto entre o Terminal Barão Geraldo e o Centro. Porém, as linhas que fazem itinerário inverso não têm ar condicionado.

A reportagem da CBN entrou em contato com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas, a Emdec, responsável pelo trânsito na metrópole. Em nota, a empresa informou que desde o início das altas temperaturas, orientou às empresas concessionárias e operadores que mantenham o sistema de ar condicionado do veículo ligado, e as janelas abertas nos veículos em que não há ar condicionado. A ação que vem sendo acompanhada pela Emdec.

O SetCamp, Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Campinas e Região, também foi acionado, mas não retornou os questionamentos até a publicação da reportagem.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.