Em março de 2022, o então Governador do Estado de São Paulo, João Doria, anunciava, com direito a vídeos e fotos, o projeto da primeira ciclovia de longa distância em rodovia no Brasil, a Ciclovia dos Bandeirantes, na Rodovia dos Bandeirantes.
Na época, diversos cicloativistas se mostraram empolgados com o planejamento. Porém, um ano e meio depois, o projeto ainda não tem previsão para sair do papel.
A ciclovia, que ficaria localizada entre São Paulo e Itupeva, ligaria a capital paulista ao Distrito Turístico Serra Azul, com aproximadamente 57 quilômetros de extensão.
O objetivo da iniciativa é melhorar a mobilidade entre a Região Metropolitana de São Paulo, Região Metropolitana de Jundiaí e todos os outros municípios às margens das rodovias Bandeirantes e Anhanguera.
O projeto prevê a construção de uma ciclovia totalmente segregada da rodovia. As intervenções incluem novos elementos de segurança, acesso controlado de entrada e saída, pontos de apoio, barreiras rígidas e novas sinalizações, horizontal e vertical. E o valor estimado apresentado pelo projeto chega a R$ 219 milhões.
O projeto prevê ainda a instalação de seis passarelas para transposição na rodovia. Elas permitirão que o ciclista possa acessar a ciclovia sem a necessidade de atravessar a rodovia.
Em nota, a CCR Autoban, concessionária encarregada pela obra, afirmou que eles seguem avaliando a viabilidade do projeto, o interesse público, os aspectos de segurança viária e as definições de prioridades do Estado de SP.