O primeiro modelo do novo passaporte brasileiro foi entregue em Campinas nesta sexta-feira (6), na sede da Polícia Federal. O documento começou a ser emitido na última terça-feira (3) e tem imagens que só podem ser vistas na luz ultravioleta, além de mais marcas d’água nas páginas, com figuras que representam a flora e a fauna brasileiras. Segundo o delegado chefe da Polícia Federal de Campinas, Edson Geraldo de Souza, as mudanças oferecem mais segurança contra fraudes.
Marília Lessi Machado Torres recebeu o passaporte número 1. A primeira emissão foi realizada em Campinas por conta de um algoritmo do sistema, que buscou o morador com o recolhimento de taxa mais antigo.
A última grande atualização do documento foi em 2015, quando ele ganhou um chip e passou a ser chamado de passaporte eletrônico, com prazo de validade ampliado para 10 anos. No exterior, o modelo começará a ser expedido em embaixadas e consulados do Brasil apenas em 2024.
O valor para emissão continua o mesmo: R$ 257,25, com validade de 10 anos. A troca de passaporte para o novo não será obrigatória, e só é necessária quando o documento vencer.