Moradores do Bairro Moreto, em Capivari, começaram a deixar as casas que ficam às margens do rio que corta a cidade. As enchentes são comuns na área quando ocorrem chuvas volumosas com as do último fim de semana, e água já invadiu as calçadas de algumas residências. A dona de casa Selma dos Santos Pereira deixou sua casa e foi com a família para o Ginásio Municipal. Conseguiu levar roupas, alguns eletrodomésticos e os animais de estimação. Ela conta que não é a primeira vez que abandona o imóvel por causa das enchentes.
Raíssa Borges Lima é uma das vizinhas da dona Selma, na Rua João Moretti. Ainda não precisou sair da casa, mas conta que está preocupada com o nível da água. Já Kathelen Daiane dos Santos mora em outro trecho da João Moretti, onde a água ainda não invadiu nenhum imóvel. Ela conta, porém, que as famílias já foram orientadas pela Defesa Civil de Capivari e pelo Corpo de Bombeiros quanto ao risco de alagamento da área. Marta Aparecida Freitas é moradora da rua há 20 anos. Já se acostumou a lidar com as enchentes em Capivari, mas lamenta os prejuízos frequentes.]
Um caminhão da Prefeitura de Capivari foi disponibilizado aos moradores para retirada de móveis e demais pertences. Após as chuvas do último domingo (8), o Rio Capivari alcançou os 2 metros de profundidade por volta das 10h15 desta segunda-feira (9) e transbordou. Foram registrados dois pontos com início de alagamento, nos Bairros Moreto e Nova Aparecida.
Em última aferição, realizada às 16h24 desta segunda-feira, dia 9, o nível do Rio Capivari marcou na régua 1,82m. o que indica que o nível da água segue baixando. A comporta da Barragem Leopoldina está totalmente aberta desde o sábado, dia 7, com o intuito de escoar as águas das chuvas que chegam dos municípios vizinhos. De Campinas, Thayla Ramos.