Por conta da adesão dos usuários do transporte público ao BRT Campo Grande, a Emdec anunciou que criou mais três linhas alimentadoras, que passaram a operar nesta segunda-feira (23). As linhas 232 (Satélite Íris IV), 233 (Florence I) e 234 (Satélite Íris III) ligam os bairros ao Terminal Satélite Íris, viabilizando a integração com as quatro linhas do BRT Campo Grande: BRT20, BRT21, BRT25 e BRT26.
Segundo a Emdec, a mudança ocorre para um deslocamento mais ágil no corredor exclusivo e para otimizar a operação. Mas essa não é a percepção de quem usa o serviço. Sandra Alves Massau, que usa o transporte coletivo para trabalhar, conta que atrasos marcaram o primeiro dia de operação das novas linhas.
Enquanto a reportagem da CBN permaneceu no Terminal Satélite Íris, flagrou várias linhas parando fora das plataformas sinalizadas para os usuários. A passageira reclamou da falta de informações na área de embarque.
Com as modificações, passageiros relataram ainda que algumas linhas que vão direto para o centro tiveram o intervalo aumentado, como a 221 (Satélite Íris IV), 222 (Jd. Florence I) e 223 (Satélite Íris III). As opções são as linhas alimentadoras que passam pelo Terminal. Mudança que complicou a vida da dona Cássia Maria Correa dos Reis, que mora no Satélite Íris.
Também houve alterações nos horários, segundo a estudante universitária Natasha Salles, que estava atrasada para a aula e também precisou mudar o trajeto, passando pelo Terminal Satélite Íris.
Em nota, a Emdec informou que a criação das alimentadoras ocorreu justamente para que a população migre para as novas linhas e realize a integração com o BRT, a partir do Terminal Satélite Íris, e que fará mais ajustes, se necessário.
Disse ainda que a criação das linhas alimentadoras foi realizada a partir de sugestões da própria população nas reuniões comunitárias do “Experimenta o BRT”. Para isso, os horários e tempo de trajeto das linhas 221, 222, 223, 225 e 229 foram reprogramados, para minimizar os atrasos registrados após a migração do atendimento à direita da avenida John Boyd Dunlop.
A Emdec esclareceu também que já trabalha para reforçar a comunicação visual das estações e terminais e que mantém agentes e educadores nestes locais para orientar a população.
Por fim, informou que há disponibilidade de bancos no Terminal, priorizando a acomodação de idosos e pessoas com mobilidade reduzida, já que com a nova operação do BRT, a ideia é que o tempo de espera seja mínimo.