Limpeza e higiene nas instalações (32%); cordialidade, educação e conhecimento dos atendentes (17%) e o ambiente do estabelecimento (12%) são os principais fatores que o consumidor observa na hora de escolher um local para comer fora de casa. O levantamento é resultado de uma pesquisa com mais de 6 mil brasileiros em todas as regiões do país, feita pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
A pesquisa mostra ainda que, entre os consumidores que frequentam bares e restaurantes, 66% afirmam comer fora de duas a cinco vezes por mês. As maiores motivações são ir à alguma celebração ou festa (76,6%) e conversar e se divertir com amigos (76,3%).
Matheus Mason, presidente da Abrasel na Região Metropolitana de Campinas (RMC), afirma que o perfil dos clientes mudou, tornando o preço da refeição um fator secundário no momento da escolha. Mais importante que o cardápio, é a experiência paga pelo consumidor.
Fernanda Barreira, gerente de marketing de uma rede de restaurantes em Campinas, pontua que a limpeza e a higiene, fatores predominantes na hora da escolha, são itens essenciais, portanto, não devem interferir no custo das refeições.
Já quando o assunto é o estilo do ambiente, os investimentos feitos pelo bar ou restaurante impactam nos preços do cardápio, segundo o empresário Roger Antônio Domingos, diretor de uma rede de lanchonetes na metrópole.
Os hábitos de consumo dos brasileiros revelam que a refeição fora de casa se consolidou com um momento de lazer, já que, no dia a dia, 75,5% dos entrevistados se alimentam com comida preparada em casa. Comida gostosa (10,3%) e preço acessível (7,2%) ficaram apenas em quarto e quinto lugar entre os critérios para escolher um bar ou restaurante.