Vinhedo registrou 438 casos de covid-19 em outubro, um aumento de 86% em relação ao mês anterior. Em setembro, a cidade teve 235 casos da doença e um óbito, com aumento de 152% na comparação com agosto, quando foram confirmados 93 casos. Vinhedo não registrava mortes pela covid-19 desde o último mês de março, segundo a Secretaria de Saúde da cidade.
A baixa procura da vacina bivalente pode contribuir para aumento de casos graves da doença. A média de aplicações da vacina bivalente por dia em Vinhedo é de 10 a 20. Até a última terça-feira (31), a cobertura vacinal da bivalente é de 19,11%, com 12.127 aplicações. A meta, no entanto, é que a porcentagem da população vacinada chegue a 90%.
A Vigilância Epidemiológica também atribui o aumento de casos à circulação de novas sub variantes, com a XBB.1.5, sub variante da ômicron. A Secretaria de Saúde informou que continua a realizar os ‘Sábados da Vacina’ todo mês e diversos mutirões para continuar a incentivar a população a se imunizar.
As doses da vacina bivalente contra a covid-19 estão disponíveis para maiores de 18 anos, para a população geral e para maiores de 12 anos com comorbidades. Não há contra indicação em tomar, no mesmo dia, a vacina da covid-19 e outros imunizantes.