Muita gente passou pelo cemitério da Saudade, em Campinas, na manhã desta quinta-feira (2), feriado de Finados. De acordo com a Setec, pelo menos 100 mil pessoas devem passar pelos três cemitérios públicos de Campinas. Os cemitérios da Saudade, Sousas e Nossa Senhora da Conceição (Amarais) vão funcionar em horário estendido até às 18h.
A aposentada Sofia Helena chegou cedo ao cemitério da Saudade. Ela conta que vai sempre visitar o túmulo da mãe como uma forma de respeito à memória dela.
A diarista Maria Isabel Carvalho da Cruz é de Hortolândia. Ela aproveitou que está em Campinas neste feriado foi até o cemitério fazer algumas orações, mesmo não tendo parentes enterrados ali.
O grande fluxo de pessoas também movimenta o comércio de produtos relacionados ao dia de Finados. Alessandra Alves Silva, comerciante, e que tem um box de venda de flores tá há 10 anos, diz que a data é fundamental.
Ainda existem aqueles que aproveitam o feriado para garimpar a história contada através das lápides e construções dentro dos cemitérios. Túmulos de personalidades da história da cidade, como Francisco Glicério e o médico Dr. Heitor Penteado são visitados por pessoas que buscam saber mais sobre nomes importantes. Gente como a dona de casa Maria Aurilene.
Equipes da prefeitura também alertavam os visitantes sobre a importância de não deixar vasos de flores com pratos ou plásticos que possam acumular água e servir como criadouro do mosquito da dengue.