O temporal que atingiu a região de Campinas na última sexta-feira (3) deixou reflexos no fornecimento de energia em algumas cidades, como Limeira, onde a Justiça determinou que a concessionária de energia Elektro retomasse com o urgência o atendimento em três bairros que ainda estavam sem o serviço na última segunda-feira (6).
Após quase três dias sem energia, moradores relataram perda de remédios, como insulina, e alimentos armazenados na geladeira. Além disso, diversos comerciantes relataram prejuízos financeiros. Em Piracicaba, a Prefeitura chegou a suspender temporariamente o funcionamento das salas de vacinação nas unidades de saúde da cidade após a queda prolongada de energia.
Mas, o que fazer após os prejuízos causados pela falta de abastecimento? Segundo Eder Gomes, assessor do Procon Campinas, se houver eletrodomésticos ou aparelhos danificados, por exemplo, o consumidor tem até 90 dias para entrar em contato com a concessionária de energia.
Além disso, os dias ou horas sem o fornecimento de energia elétrica devem ser contabilizados e ressarcidos ao consumidor pela concessionária responsável. Nos casos de prejuízo financeiro com alimentos ou medicamentos estragados, por exemplo, a orientação do Procon Campinas é que o consumidor busque resolver o impasse judicialmente.
O assessor do Procon Campinas esclarece ainda que é obrigação das concessionárias de energia manter o serviço continuamente, exceto em casos emergenciais.
Em caso de dúvidas, o Procon Campinas oferece orientação ao consumidor, que além de procurar por uma das unidades do órgão, pode entrar em contato pelo telefone (19) 3734-2000. O atendimento é exclusivo para a cidade de Campinas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.