Lançamento de imóveis cresce 31,9% na região de Campinas

Imagem: Pixabay

Os imóveis lançados na região de Campinas tiveram aumento de 31,9% no primeiro semestre de 2023, na comparação com o mesmo período do ano anterior, com salto de 2.875 unidades foram para 3.793. O levantamento é do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo, o SindusCon-SP. O diretor regional do órgão, Márcio Benvenutti, afirma que outros indicadores da sondagem são positivos, como como as vendas de materiais de construção, que permanecem nos mesmos patamares do ano passado.

Em relação as unidades vendidas na região de Campinas, houve queda de 14,4%, no mesmo período analisado – de 5.575 unidades em 2022 para 4.770 em 2023. Benvenutti afirmou que a queda é reflexo dos juros altos, que prejudicam as vendas.

A sondagem feita pelo SindusCon-SP mostra ainda que no terceiro trimestre, as vendas do comércio de materiais tiveram ligeira elevação, diferentemente da indústria desses insumos. Já as vendas de cimento seguiram em ligeira queda e está mais acentuada na produção do insumo.

Na construção, houve queda no saldo líquido no emprego no país, mais forte no segmento de edificações. Mas no ano, o acumulado até o final de setembro registrou aumento do emprego no setor de 7%, com destaque para a elevação das contratações nas obras de infraestrutura.

Já no Estado de São Paulo, o destaque no emprego no terceiro trimestre foi o segmento de edificações, que, entretanto, mostra ligeira queda no acumulado em 12 meses. Na cidade de São Paulo, o setor de edificações mostra o melhor desempenho neste quesito, seguido da infraestrutura.

No Interior de São Paulo, as vendas tiveram desempenhos positivos ou negativos, dependendo da região, enquanto os lançamentos caíram.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.