Casos de covid-19 aumentam em escolas; vacinação é fundamental

Foto: Prefeitura de Piracicaba

A secretaria de Saúde de Campinas registrou 13 surtos de covid-19 em 10 escolas públicas e particulares entre o começo de outubro e o início deste mês.

Dez surtos já foram encerrados e três estão sendo monitorados. O número é mais que o dobro do registrado em setembro, quando cinco surtos foram notificados à Saúde.

Segundo a Infectologista da Unicamp e membro da Sociedade Brasileira de Infectologia, Raquel Stucchi, mesmo com esse aumento de casos confirmados, muitas pessoas acabam não fazendo teste por atribuir os sintomas a um resfriado ou alergia. 

Apesar do aumento, o número é baixo considerando que Campinas tem, segundo o INEP, 700 estabelecimentos escolares.Porém, a secretaria de Saúde ressalta a importância de reforçar os protocolos sanitários dentro das salas de aula e de manter a caderneta de vacinação atualizada.

O protocolo sanitário mudou com o controle da pandemia e o avanço da vacinação. Segundo o Devisa, não é necessário mais isolar uma sala de aula ou fechar uma escola, mas é importante seguir rigorosamente as orientações, que também valem para outras pessoas.

Exemplos: alunos e funcionários com sintomas gripais devem usar máscaras; Em caso positivo para covid-19, a pessoa deve ficar afastada por, no mínimo, sete dias; para voltar, é necessário um novo teste no sétimo dia de sintoma: teste positivo: a pessoa deve continuar afastada até o 10º dia; teste negativo: a pessoa pode voltar, mas usa máscara até o 10º dia.

De acordo com a infectologista, um dos principais motivos desse aumento de casos graves é a baixa imunização com a vacina bivalente. 

As doses da vacina contra covid-19 estão disponíveis em 67 unidades básicas de saúde de Campinas e não é preciso agendamento. Para ser vacinada a pessoa deve apresentar documento com foto e a carteira de vacinação (se tiver). 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.