Polícia recupera um dos quatro bustos históricos furtados nas últimas semanas

Pedro Torres/EPTV

O busto do médico José Barbosa de Barros, furtado da praça Regente Princesa Isabel, na avenida Barão de Itapura, em Campinas, foi localizado pela Polícia Civil nesta quinta-feira (9). De acordo com informações da polícia, a peça foi abandonada na avenida Andrade Neves.

Campinas tem vivido uma onda de furtos de bustos históricos. O comerciante Paulo Peixoto trabalha na praça onde o busto do médico José Barbosa ficava. Ele conta que há cerca de quatro meses os bandidos já tinham furtado a placa com informações históricas.

Mesmo com a presença de câmeras e patrulhamento os criminosos continuam circulando pela região. O comerciante diz que levou um susto ao não ver o busto no local de sempre.

A uma quadra da praça, outro busto, desta vez do engenheiro e arquiteto Ramos de Azevedo, foi furtado da praça de mesmo nome. O comerciante José Marques conta que o crime aconteceu durante a madrugada.

Esses dois casos se juntam a outros dois que já tinham sido registrados em Campinas nos últimos 15 dias.  O primeiro foi o furto do busto de Franz Dafert, homenagem ao primeiro diretor-geral do Instituto Agrônomo de Campinas (IAC). O furto aconteceu no dia 31 de outubro. A imagem ficava fixada em um jardim do IAC.

Já o busto do radialista Salvador Lombardi Netto, localizado na Praça Dr. Antônio Carlos Corsini, no Jardim Proença, foi levado por criminosos junto com a identificação da homenagem.

Em nota a prefeitura de Campinas informou que foi criado um Grupo Antivandalismo para coibir e buscar autores de atos de danos ao patrimônio público. O trabalho envolve os guardas municipais das equipes do operacional, na rua, das equipes de monitoramento na Central Integrada de Monitoramento e da inteligência.

Informou também que reforçou o patrulhamento a pé pelo Centro, já que muitas destas homenagens ficam nesta região. Sobre o busto da praça Ramos de Azevedo, o município disse que ele já foi recuperado e será recolocado.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.