O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti anunciou que pode adiar cirurgias eletivas nos próximos dias em função da queda nos estoques de sangue. O Hemocentro da Unicamp, responsável pelo fornecimento de sangue aos serviços que atendem o Sistema Único de Saúde (SUS), está com os estoques em níveis críticos.
José Eduardo Baungartner, administrador da unidade, explica que o banco de sangue atende dezenas de municípios de várias regiões do interior paulista, o que aumenta a demanda de doações. Seria necessária a coleta de 300 bolsas diárias, mas a média tem sido de 80.
Cirurgias de grande porte, que podem precisar de transfusão de sangue, como as oncológicas e ortopédicas, podem ser adiadas no Mário Gatti. A médica Carolina Lima, diretora do serviço de coleta, afirma que a baixa nos estoques também já afeta o atendimento em outros hospitais de Campinas.
Apenas os tipos B+ e AB+ estão com disponibilidade acima de cinco dias, o que é ideal. Os outros tipos sanguíneos têm estoque para menos de dois dias. O administrador do Hemocentro da Unicamp conta como e onde doar sangue na região.
Podem doar pessoas que tenham entre 18 e 69 anos. Quem tem 16 ou 17 anos pode apresentar consentimento formal e presencial dos pais. Os doadores também devem pesar mais de 50 quilos.