Quem passou pelo Terminal Mercado na manhã desta segunda-feira (13) já notou as mudanças feitas pela Emdec por conta do início da reforma do espaço.
A assistente Camila Silva foi até o Terminal Mercado para pegar o ônibus da linha 242, trajeto que ela faz todos os dias para ir ao trabalho que fica no Castelo. Para ela, a reforma do terminal é necessária, mas espera que as mudanças não atrapalhem o horário dos ônibus.
O mecânico Jefferson Carlos diz que espera que a reforma traga mais conforto aos usuários que passam pelo terminal todos os dias
Quem tem o hábito de pegar o ônibus no Terminal Mercado precisa ficar atento às alterações. Algumas linhas continuam parando lá, mas em outras plataformas. Nesta segunda (13) algumas delas já foram interditadas com faixas e cavaletes.
As linhas 230, 242 e 253 terão embarque e desembarque antes do Terminal Mercado I, no ponto da Benjamin Constant anterior à rua Ernesto Khulmann. O trajeto atual será mantido.
As linhas 254, 255 e 260 terão embarque e desembarque na própria Benjamin Constant, em novo ponto de parada em frente ao Terminal Mercado I, onde hoje existe um ponto de táxi, sem mudanças no trajeto.
Migram para o Terminal Mercado III as linhas 240, 241, 249, 250, 271 e 273. Da Benjamin Constant, elas acessarão a Álvares Machado, a Jorge Miranda e a Senador Saraiva.
Ao mesmo tempo, cinco linhas saem do Terminal Mercado III. As linhas 171, 377 e 382 passam a atender ao ponto da Jorge Miranda, anterior à Senador Saraiva. Pelo novo trajeto, seguirão da Benjamin Constant para a José Paulino, Jorge Miranda e Senador Saraiva. A 377 também passa a circular e atender ponto de parada no corredor interno da Senador Saraiva.
Passam do Terminal Mercado III para nova parada na Benjamin Constant, onde há um ponto de táxi, as linhas 348 e 371.
Nesta primeira etapa, no Terminal Mercado permanecem sete linhas convencionais: 251; 252; 256; 257; 261; 263; e 265.
De acordo com a Prefeitura de Campinas o Terminal Mercado terá nova cobertura nas plataformas e nas duas entradas. Serão construídos banheiros para pessoa com deficiência, feminino e masculino, além de espaço família. Os banheiros existentes serão reformados.
O prazo estimado para a conclusão dos trabalhos é 120 dias.