Onda de calor: Mogi Guaçu e Jaguariúna têm falhas no abastecimento de água

Imagem: Pixabay

Em Mogi Guaçu, vários bairros estão sem água desde o último sábado (11). Ana Amélia Porto mora no Bairro Itamaracá, e conta que o problema também acontece em bairros vizinhos. Muitos moradores estão sem o suficiente para as tarefas cotidianas e até para o consumo.

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Mogi Guaçu afirma que o município registrou nos últimos dias, em razão das altas temperaturas, aumento de 20% no consumo de água, o que reduziu o nível dos reservatórios. Por isso, houve problemas pontuais de abastecimento em diferentes áreas da cidade.

Ainda segundo a autarquia, as estações de tratamento operam regularmente e no limite de sua capacidade. O sistema foi normalizado na noite desta segunda-feira (13), com abastecimento em processo de regularização ao longo da manhã desta terça-feira (14).

Além disso, o município informou que fará a aquisição complementar de água para auxiliar na recomposição dos reservatórios. A orientação é para que a população de Mogi Guaçu economize água e evite desperdício, já que o alto consumo pode voltar a prejudicar o fornecimento.

Outra cidade da região que enfrenta falhas na distribuição é Jaguariúna. Segundo o Departamento de Água e Esgoto (DAE), uma adutora rompeu no último final de semana, mas o reparo já foi concluído. Devido as altas temperaturas registradas nos últimos dias, a administração municipal também admitiu que houve problemas no abastecimento em alguns bairros de Jaguariúna.

Como a reportagem da CBN já relatou na última segunda-feira (13), na Rua José Frazatto, por exemplo, os quatro condomínios que ficam no local estão sem abastecimento desde a última sexta-feira (10). No Bairro Rinaldi, a população também continua sem água. A moradora Angélica Fernandez conta que agora acabou até o reservatório da caixa d’água. A família está sem água para tomar banho, cozinhar e também para o consumo.

Em razão do calor excessivo, o Departamento de Água e Esgoto (DAE) informou à CBN que o sistema municipal de abastecimento de água está instável neste período e por isso é de fundamental importância evitar o desperdício e o consumo racional de água. A expectativa é que o abastecimento em Jaguariúna seja normalizado até o final desta semana.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.