Cosmópolis iniciou a captação de água diretamente do Rio Jaguari para a Estação de Tratamento de Água (ETA), após a costrução de uma nova adutora. A obra foi concluída e seria inaugurada nesta sexta-feira (24), mas a cerimônia foi adiada devido ao mau tempo. O sistema, porém, já está em operação, segundo a administração municipal.
A nova adutora se estende por mais de 2 quilômetros de extensão, com parte do percurso em terreno e parte submersa na represa. A iniciativa, que é realizada em colaboração com o Governo do Estado de São Paulo, recebeu aporte de cerca de R$ 5 milhões do governo estadual.
O sistema passa a integrar a rede de abastecimento da cidade, reforçando a ampliação da oferta de água para a população cosmopolense, que enfrenta uma crise hídrica desde o início deste ano, após parte da barragem da represa que abastece a cidade romper, na madrugada do dia 9 de março.
Na ocasião, dois terços da água armazenada na represa seguiram rio abaixo, em direção aos rios Jaguari e Piracicaba, deixando um rastro de lama. O grande volume de chuvas na região teria causado o acidente.
O prefeito de Cosmópolis, Júnior Felisbino (PP), chegou a decretar estado de emergência na cidade, já que o reservatório era a única fonte de abastecimento à população de 74 mil habitantes. Escolas e unidades de saúde tiveram o abastecimento garantido por caminhões-pipa.
Agora, a nova adutora de água tratada, interligando a Estação de Tratamento do Pirapitingui (ETA) ao reservatório da Santo Rizzo, permitirá que o muncípio também faça a captação no Rio Jaguari, diversificando as fontes de abastecimento do município e reduzindo assim a dependência do Rio Pirapitingui.