Câncer de pulmão é o que mais mata homens em Campinas; próstata é o mais frequente

Pixabay

O câncer que mais mata homens em Campinas é o de pulmão (13%). O dado foi revelado em um boletim de saúde focado na população masculina divulgado pela prefeitura. Em segundo lugar no número de mortes aparece o câncer de reto (11%) e em terceiro próstata (10%). 

O boletim mostra ainda que as neoplasias, que são tumores, com maior incidência nos homens surgem na próstata (30,2%), colorretal (11,4%), pulmões (6,6%), estômago (5,6%) e cavidade bucal (5,1%).

No Novembro Azul, os dados também evidenciam a incidência do câncer de próstata e chamam a atenção para a realização de exames. Em média, 78 homens morrem a cada ano devido a esse tipo de câncer. O coeficiente de mortalidade tem se mantido estável nos últimos anos, com 12,8 óbitos para cada 100 mil homens.

A faixa etária que apresenta maior risco de morrer por câncer de próstata é a de idosos com 80 anos ou mais (em torno de 450 óbitos para cada 100 mil homens).

Com relação ao diagnóstico de casos novos de neoplasia em homens do município, ocorrem cerca de 540 novos casos de neoplasia maligna da próstata por ano.

Camila Monteiro, coordenadora da Saúde Adulto e Idoso, diz que os dados mostram que o Novembro Azul precisa significar um cuidado com a saúde do homem como um todo.

Sonora

O levantamento ainda traz um alerta para quem busca qualidade de vida. Envelhecer com saúde está diretamente relacionado a hábitos alimentares balanceados, à prática regular de exercícios físicos, ao controle do peso, à diminuição do consumo de fumo e bebidas alcoólicas, entre outras atitudes benéficas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.