Empreender é enfrentar todos os dias um desafio diferente. Nas áreas periféricas, já vimos que esses obstáculos são ainda maiores. Mas, não faltam exemplos de pessoas que encontram na persistência a solução de cada problema que aparece. O que muitos não aceitam é deixar o sonho para trás.
Tatiane Aparecida Andrelino, que mora no Núcleo Residencial Parque Família, na região do Padre Anchieta, começou a fazer bolos de maneira despretensiosa.
Mas, foi depois de ser dispensada do trabalho que essa atividade “quebra galho” acabou virando o Plano A.
São nos dias de sucesso que ela se segura para ir adiante. Mesmo sem condições, Tatiane entendeu que precisava investir tempo para se aperfeiçoar cada vez mais.
Estamos em uma época de redes sociais, não é mesmo? A Tatiane concorda e fez questão de separar um cantinho na cozinha para investir no visual dos produtos para expor na maior galeria comercial do mundo: a internet.
A estratégia de apostar em cursos e redes sociais pode parecer algo simples para você, mas é uma falha que muita gente acaba cometendo quando está mais focada no lucro rápido. Por vezes, culpa de um sistema que acaba prejudicando os empreendedores periféricos.
Para superar esse ciclo pode atrapalhar os negócios, é preciso conhecimento e estar presente em todos os canais possíveis.
Tudo isso a Tatiane fez. Se reorganizou, se reinventou e continua persistindo atrás de um sonho que começou como algo que parecia impossível.
*Por Wesley Justino