A Prefeitura de Campinas informou nesta segunda-feira (4) que as obras no viaduto da Avenida John Boyd Dunlop sobre a Avenida Transamazônica, no Jardim Garcia, serão entregues até o final de dezembro. A mudança ocorre após um “período de chuvas bastante intenso, que interferiu nas previsões iniciais”, segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura. Anteriormente, a pasta havia afirmado que a obra terminaria até o final de novembro.
De acordo com a administração municipal, a obra é de alta complexidade, e a Secretaria de Infraestrutura “trabalha com um cronograma de ações que são realizadas em sequência”. A reportagem da CBN percorreu toda a construção, que está em fase de acabamento, com finalização da iluminação e do paisagismo.
Moradores da região aguardam pela conclusão do viaduto, que promete melhorar o trânsito, atendendo a demanda de bairros como o Jardim Londres e o Distrito do Campo Grande. O objetivo também é desafogar o tráfego para quem vem da Rodovia Anhanguera e melhorar a fluidez no corredor BRT Campo Grande, que passa pela avenida.
De acordo com a Prefeitura, o viaduto tem 55 metros de extensão, e com a liberação no trânsito, os ônibus não serão mais impactados pelos semáforos que ficam no cruzamento das avenidas John Boyd Dunlop e Transamazônica. A construção faz parte do lote 2 de obras do BRT em Campinas.
Outra obra também muito aguardada é a extensão do viaduto de 150 metros que fica sobre a Rodovia dos Bandeirantes. A previsão de término é em fevereiro de 2024. As duas obras somam R$ 25 milhões e tiveram início em agosto de 2022.
Atualmente, o corredor BRT Campo Grande tem 17,9 km de extensão, saindo da região central, seguindo pelo leito desativado do antigo VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) para a John Boyd Dunlop e o Terminal Itajaí.