Um homem de 65 anos morreu após ser atacado por abelhas dentro da própria residência, em uma chácara na zona rural de Engenheiro Coelho, na região de Campinas. O caso ocorreu na terça-feira (12). De acordo com a Guarda Municipal, a família estava dentro da casa quando um enxame migratório invadiu a residência. Buscando proteger a filha, que está grÁvida, Alan Carlos Haeck disse para a esposa e a filha correrem em direção à um córrego que fica perto da casa, para se livrarem das abelhas. A filha foi ajudada por um vizinho, mas Alan acabou ficando para trás e levou várias picadas de abelhas.
A Polícia Militar e os Bombeiros foram acionados e encontraram Alan já sem vida, próximo à mata cilitar do córrego. A esposa e a filha foram socorridas e levadas ao Pronto-Socorro do município e passam bem. A filha, Tainá Haeck, afirma que o pai salvou ela e a filha dela, que ainda não nasceu. “Eu vou levar pra minha vida assim, que ele foi um herói, realmente. Que ele conseguiu salvar minha filha, graças a Deus, mas vai fazer falta”.
O medico Veterinário Francis Flosi indica alguns fatores que podem fazer com que as abelhas ataquem humanos. “Elas são atraídas por alguns fatores. Por exemplo, odores doces, perfumes, loções, até produtos para o cabelo. Elas não gostam muito de roupas escuras, elas não gostam que falam alto. Isso também faz com que elas venham te agredir.”
Segundo o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado, a região de Piracicaba, que inclui Engenheiro Coelho, teve 554 registros de ataques de abelhas entre janeiro e novembro deste ano. Na área do CVE de Campinas foram 632 ocorrências.
*Atualizado às 15h44