Com a chegada das férias e festas de final de ano, muitas famílias decidem embarcar no carro e viajar neste tempo livre. Mas, alguns hábitos durante esses passeios podem causar problemas para a saúde, principalmente dos passageiros.
É muito comum, principalmente em viagens de longa duração, que o passageiro ao lado do motorista apoie os pés nos painel do carro para se sentir mais confortável. Porém, esse ato tão corriqueiro pode acabar causando danos irreversíveis. De acordo com o médico ortopedista Dr. Diógenes Machado, além de ser uma péssima posição postural, caso ocorra um acidente, as consequências podem ser fatais.
Apesar de servir como amortecedor de impactos, o airbag acaba se tornado outro problema, fazendo com que o impacto do veículo seja apenas uma das características que influenciam as consequências do acidente.
Existem outros hábitos que costumamos fazer em viagens que também podem ser prejudiciais, como usar o cinto de segurança de forma incorreta e abaixar todo o banco, por exemplo, mesmo com o cinto passado. Essas ações podem fazer com que o passageiro sofra diversas fraturas.
O ortopedista explica que é necessário sempre que é necessário sempre deixar o banco sentado e o cinto de segurança bem afivelado.
Vale lembrar que é preciso sempre se atentar a forma como manter os membros posicionados, e o corpo em sua totalidade, durante viagens de carro, especialmente as de longa duração.