O verão começou e junto com ele veio a expectativa de temperaturas até 1,5ºC acima da média, de acordo com dados do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp.
O verão meteorológico abrange o período de dezembro a fevereiro. No entanto, levando em consideração as estações astronômicas, o verão se estende até 20 de março, à 00h06.
Em relação às temperaturas, a expectativa é de mínimas de 20ºC e máximas de 30ºC entre dezembro e janeiro. Já em fevereiro, as mínimas serão de 20ºC e as máximas, de 31ºC. Ou seja, a média da estação é 20ºC e 30ºC.
De acordo com a meteorologista do Cepagri da Unicamp, Ana Ávila, a primavera já foi uma das mais quentes e chuvosas das últimas décadas. Ela explica que a expectativa para o verão é de chuvas e ondas de calor dentro da normalidade.
Outro fator que favorece para o aumento da temperatura é ainda estarmos sob influência do El Niño, fenômeno que altera significativamente a distribuição da temperatura da superfície da água do Oceano Pacífico. A meteorologista lembra que a principal consequência são os episódios de calor intenso.
A chegada da nova estação marca o fim de uma primavera marcada por pelo menos cinco ondas de calor extremo, altas temperaturas e chuva acima da média.
Foi durante a onda de calor que Campinas registrou a maior temperatura da história em um mês de novembro: 37,4ºC.