Com a chegada do fim de ano, o número de pessoas procurando flores de decoração para as festas de Ano Novo cresce bastante. Na Ceasa, em Campinas, o aumento chegou a 15%.
Já no maior mercado de flores no país, o Ceaflor, em Holambra, houve um aumento geral de 5% a 7%. Só nas plantas de corte, o crescimento foi de 10%. De acordo com o presidente do Ceaflor, Antônio Carlos Rodrigues, por conta da época do ano, essa alta já era esperada pelos comerciantes, porém, o calor acabou atrapalhando um pouco o cultivo das plantas.
Durante o Natal, as plantas que mais saem são aquelas de coloração vermelha. Já nas festas de Ano Novo, as flores mais coloridas são as que ganham espaço, principalmente as amarelas, por supostamente trazerem riqueza. Assim como as brancas, que simbolizam a paz.
O presidente explica que esse aumento na procura começou ainda na pandemia. As pessoas que não tinham o costume de comprar plantas passaram a utilizar as flores como decoração.
Isso mostra que a população espera um começo de 2024 com muita cor, paz e alegria. E não há melhor maneira de fazer isso do que com flores.