A Secretaria de Saúde de Campinas incluiu no Calendário Municipal de Vacinação a imunização contra covid-19 para crianças entre 6 meses e 4 anos. A medida passa a valer a partir de 1º janeiro de 2024 e atende a uma recomendação do Ministério da Saúde.
Campinas tem 73,9 mil crianças nesta faixa etária, porém, somente 8 mil já concluíram o esquema vacinal formado por três doses, o equivalente a 10% do grupo. A médica infectologista do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Valéria Correia de Almeida, alerta que a infecção pela covid-19 pode evoluir para quadros graves em crianças a partir dos 6 meses.
A infecção pela covid-19 também pode ser a porta de entrada para complicações e outras doenças mais graves em crianças, segundo a infectologista.
As vacinas para crianças de 6 meses a 4 anos estão disponíveis nos 67 centros de saúde de Campinas. A criança precisa estar acompanhada dos pais ou responsável. Além disso, é importante apresentar a caderneta de vacinação, para que a equipe verifique se há atraso em outras doses previstas no calendário de imunização.
A Prefeitura também informou que espera orientações do Ministério da Saúde para que a mesma medida prevista no Calendário Nacional de Vacinação seja adotada localmente, a partir de 2024, para grupos com maior risco de desenvolver formas graves da doença. As doses para os grupos prioritários continuam disponíveis em todos os centros de saúde.