Para quem pretende planejar as folgas nos feriados para viajar, é bom avisar que em 2024 estas chances vão ser raras. O primeiro feriado nacional é nesta segunda-feira, 1º de janeiro. Depois, a folga fica por conta do carnaval, que em 2024 será em 13 de fevereiro, uma terça-feira. Mas a folia não é feriado nacional. É considerada ponto facultativo de segunda-feira até às 14h da quarta-feira de cinzas. Somente em alguns Estados, como no Rio de Janeiro, a data é considerada feriado.
Na sequência, vem um feriado prolongado: a Sexta-Feira da Paixão de Cristo, que será em 29 de março. Mas, a partir daí, a coisa começa a piorar em 2024. O feriado de Tiradentes, em 21 de abril, será num domingo. O Dia do Trabalho, em 1º de maio, será numa quarta-feira, no meio da semana.
Depois vem a celebração de Corpus Christi, em 30 de maio, que é ponto facultativo e cada Estado e município tem sua regra. A data cai numa quinta-feira, portanto em SP, será feriado prolongado.
Se o primeiro semestre será ruim com as folgas, imagina o segundo. De maio até novembro, o brasileiro não vai folgar um dia de semana sequer. Os feriados da Independência do Brasil (7 de setembro), Dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro) e de Finados (2 de novembro) vão cair todos em um sábado.
O único feriado prolongado do segundo semestre de 2024 será em 15 de novembro, que será numa sexta-feira. O novo feriado nacional, no dia 20 de novembro, e o Natal, em 25 de dezembro, vão cair numa quarta-feira, o que derruba a chance de mais um feriado prolongado no ano.
Veja a lista completa de feriados:
Março
29 de março (Sexta-Feira Santa) – Paixão de Cristo
Abril
21 de abril (domingo) – Dia de Tiradentes
Maio
1º de maio (quarta-feira) – Dia Mundial do Trabalho
Junho
8 de junho (sábado) – Corpus Christi
Julho
9 de julho (terça-feira) – Revolução Constitucionalista
Setembro
7 de stembro (sábado) – Independência do Brasil
Outubro
12 de outubro (sábado) – Nossa Senhora Aparecida
Novembro
2 de novembro (sábado) – Finados
15 de novembro (sexta-feira) – Proclamação da República
20 de novembro (quarta-feira) – Dia da Consciência Negra (lembrar que agora é feriado nacional)
Dezembro
8 de dezembro (domingo) – Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição (padroeira de Campinas)
25 de dezembro (quarta-feira) – Natal