O primeiro dia de 2024 foi marcante para dois Guardas Civis Municipais de Holambra. Giovanni Rossi e Gabriel Miranda já estavam no final do plantão de 12 horas, quando, por volta das 19h, um casal chegou à base da GCM com uma bebê no colo, relatando que a criança tinha engasgado durante a amamentação.
Devido à falta de ar, a bebê, Valentina apresentava coloração azulada. Os guardas então adotaram os procedimentos recomendados, e conseguiram salvar a criança, conforme relata o guarda Giovani Rossi. “Peguei o bebê no colo, observei que estava parcialmente cianótica, uma coloração azulada, iniciei a manobra de desengasgo, foi aí que ela expeliu todo o líquido, foi feita a limpeza da neném. E posteriormente, solicitei que o motorista que pegasse a a viatura para conduzir a mãe e a neném à Policlínica Municipal”. Na Policlínica a equipe médica deu sequência ao atendimento, e lá foi constatado que a criança se recuperou totalmente, e está bem.
Rossi afirma que, em todos os anos em que ele está na corporação, esta foi a ocorrência mais marcante, uma vez que ele pode ajudar a salvar a vida de uma criança. “É uma ocorrência que causa uma certa emoção em todos nós, né? Uma ocorrência que vai marcar a vida da gente com certeza. Nesses quase sete anos de GCM, posso garantir que é a ocorrência que mais tocou, que mais me emocionou.”
Graças ao trabalho dos guardas, tudo não passou de um grande susto para os pais da criança, e o pior foi evitado.