Desde a última quinta-feira (4) cinco cirurgias que estavam agendadas no Hospital Mário Gatti em Campinas precisaram ser canceladas. O motivo é o nível crítico dos estoques de sangue na unidade que é referência no SUS para atendimentos.
Além das quatro cirurgias adiadas na quinta, nesta sexta-feira um paciente que passaria por um procedimento ortopédico não pôde ser atendido.
O diretor técnico do Hospital Mário Gatti, Dr. Carlos Henrique Arca, explica que nenhum paciente entra no centro cirúrgico sem uma reserva segura de sangue.
Os locais responsáveis por receber o sangue utilizado nas cirurgias estão registrando procura abaixo do normal. O Hemocentro da Unicamp, responsável pelo fornecimento não só em Campinas, mas para 60 hospitais aos serviços que atendem o Sistema Único de Saúde (SUS), registrou queda de 40% nas doações.
No Centro de Hematologia, ao fim do atendimento desta quinta o dia rendeu apenas 20 bolsas de sangue o que representa 1/3 do que é doado regularmente, como explica Gisele Vieira, Assistente Social da instituição.
Para ajudar mudar esse quadro, pessoas que tenham entre 18 e 69 anos podem doar sangue. Quem tem 16 ou 17 anos deve apresentar consentimento formal e presencial dos pais.
Doadores devem pesar mais de 50 quilos, não estar em jejum, mas evitar alimentos gordurosos e, se for doar depois do almoço, esperar três horas após a refeição.
Os locais de doação são:
Hemocentro, na rua Carlos Chagas, 480, Cidade Universitária
Hospital Mário Gatti, na Avenida Prefeito Faria Lima, 340, Parque Itália.
Centro de Hematologia, na Avenida Júlio de Mesquita, 571