A UPA Carlos Lourenço começou a atender crianças a partir das 7h desta quarta-feira (10). No primeiro dia de atendimento pediátrico matutino dois pediatras estavam trabalhando, um médico estava de atestado segundo apurado pela reportagem. De acordo com a prefeitura de Campinas serão três profissionais pela manhã e dois durante a noite à disposição da população.
Desde que foi inaugurada em 2019, a unidade atendeu exclusivamente adultos e agora funcionará 24 horas também para as urgências e emergências pediátricas de natureza clínica, e para o primeiro atendimento nos casos de natureza cirúrgica e trauma.
A novidade foi bem recebida pelos moradores, principalmente por quem mora na região da UPA do Carlos Lourenço. O filho da manicure Amanda Oliveira, que tem 14 anos, foi o segundo a ser atendido pelos pediatras da unidade de saúde. Ela disse que pode levar o filho até a UPA perto de casa facilita a vida.
A dona de casa Patrícia Severo tem uma filha de 4 anos e diz que contar com pediatras na UPA do Carlos Lourenço faz com que família não tenha que se deslocar até o Hospital Mario Gattinho.
Na manhã desta quarta (10) o movimento era bastante tranquilo no Mario Gattinho. Por volta das 8h apenas um paciente aguardava o resultado de exames. A auxiliar de limpeza Marisa Nunes disse que o filho passou rapidamente por atendimento médico e que não percebeu nenhuma demora.
A UPA do Carlos Lourenço é referência pré-hospitalar, junto com a UPA São José, para a região sul de Campinas, com uma população estimada em 260 mil habitantes. A média de atendimentos é de 210 pacientes adultos e a estimativa é que 60 atendimentos pediátricos sejam realizados por dia.