Procon alerta população sobre golpe do cashback

O Procon de Hortolândia está alertando a população sobre um golpe que está circulando em aplicativos de mensagens e redes sociais neste início de ano.
Foto: Freepik

O Procon de Hortolândia está alertando a população sobre um golpe que está circulando em aplicativos de mensagens e redes sociais neste início de ano.

A mensagem divulga uma fake news que supostamente teria sido exibida no jornal de uma emissora de televisão. A notícia falsa diz que o Procon teria obrigado as empresas de cartão de crédito a pagar uma multa por terem escondido dos consumidores sobre o programa de cashback.

Essas empresas também teriam que devolver aos consumidores uma certa quantia em cashback por cada compra já feita. A quantia pode chegar ao valor de até R$ 4.500. Para resgatar o valor, a pessoa precisa clicar em um link enviado na mensagem.

De acordo com a diretora do Procon Hortolândia, Lenita Sostena de Souza, o golpe consiste em induzir o consumidor a clicar para dar entrada no pedido do suposto cashback. Por meio do link são solicitados dados da pessoa. Em seguida, é enviada a resposta da quantia supostamente recebida. Porém, para recebê-la, é necessário um depósito pelo Pix.

O Procon Hortolândia orienta a população que não clique em links duvidosos, não forneça dados pessoais ou bancários para terceiros.

A diretora ainda reforça que o órgão não faz intermediação de qualquer tipo de transação comercial entre empresas e clientes.

Em caso de dúvidas ou orientações sobre esse tipo de golpe, a população pode entrar em contato com o Procon Hortolândia pelos telefones (19) 3965-1400 ramal 7034 ou (19) 3819-1024 ou ainda pelo WhatsApp (19) 99635-4208.

O órgão fica dentro do HORTOFÁCIL, localizado na rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.