Campinas tem queda de 51% de vans cadastradas para transporte escolar

Foto: Prefeitura de Campinas/ Arquivo CBN

Diminuiu o número de vans escolares cadastradas na Prefeitura de Campinas para o transporte de estudantes. A queda é de mais de 51% entre 2019 e 2024, de acordo com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).

Muitos clientes reduziram as contratações durante a pandemia, e os custos com as vans fizeram muitos motoristas desistirem do trabalho. A motorista Edna Calheiros tenta continuar no ramo mesmo com os lucros em baixa, mas confessa que a vontade de desistir da profissão já passou pela cabeça.

Por conta disso, quem precisa do serviço encontra dificuldades para contratar o transporte escolar. A vendedora autônoma Jéssica Nascimento precisa de uma vaga para quando as férias da filha mais velha acabarem. Mas como o preço subiu, o valor não cabe no orçamento da família.

Seu Cícero gastou mais de R$ 12 mil em manutenção para deixar a van dele em dia. Só para cobrir os bancos, ele gastou mais de R$ 7 mil. Geralmente, os proprietários das vans fecham contrato de 1 ano com os clientes. Quando as aulas retornarem, vai ser só ele atendendo 26 clientes porque não consegue mais contratar auxiliar.

Em Campinas, o prazo para efetivar o cadastro para prestar o serviço de transporte escolar em 2024 terminou na última segunda-feira, 15 de janeiro.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.