Campinas registrou 235 menores de idade trabalhando nas ruas em 2023

Reprodução/EPTV

Em 2023, Campinas registrou 235 menores de idade foram trabalhando ou pedindo esmolas nas ruas. Os dados foram divulgados pela prefeitura da cidade a partir de um pedido feito pela EPTV. Nas ruas de Campinas não é difícil encontrar crianças e adolescentes vendendo produtos, pedindo esmolas ou oferecendo serviços como limpeza de vidros dos carros.

O trabalho infantil é proibido por lei. A presidente da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Campinas afirma que esse problema social reforça um ciclo de pobreza.

Os bairros de Campinas com mais ocorrências de trabalho infantil nas ruas são Jardim do Lago, Campo Belo, Cambuí, Taquaral e Barão Geraldo. De acordo com a administração, durante o ano de 2023 também foram identificadas 24 crianças e adolescentes dormindo nas ruas, acompanhadas de adultos responsáveis. A advogada diz que essa realidade pode refletir problemas dentro da casa dos menores.

Segundo a secretária de Assistência Social, Vandecleya Moro, o município realiza trabalhos de busca ativa desses menores e também de pesquisa para entender a realidade que os levou até as ruas.

Quem flagrar crianças e adolescentes em situação de rua ou em trabalho infantil pode ligar para o serviço municipal de assistência pelos telefones 3235-2288 ou 3235-2159, ou pelo Disque 100.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.